SHOWS

ALEJANDRO BRITTES

UM ESPETÁCULO PARA SE CONECTAR COM AS MATRIZES ANCESTRAIS DO CHAMAMÉ.

        Alejandro Brittes Trio apresenta um repertório sofisticado de músicas autorais e clássicos do gênero, como “Km 11 e Merceditas” − considerados hinos chamameceros.

           Um show sensível e ao mesmo tempo intenso onde Ale Brittes com um ensemble composto por: André Ely no violão de sete cordas e Carlos de Césaro no contrabaixo; transporta o público a uma contagiante interação, que só o Chamamé pode proporcionar.

                Alejandro Brittes, com seu grupo, já se apresentou em diversos palcos importantes como: Library Of Congres|USA, Georgetown University|USA, Hamilton College|USA, Next Stage|USA, Itinerari Folk Trento|IT, Plzeň kd Peklo|CZ, Fiesta Nacional del Chamamé|AR, Praça Victor Cívita|SP e Auditório Rúbem Gil de Camilo|MS.

 

CONCERTO (L)ESTE
Alejandro Brittes e Orquestra Barroca

COMO  SURGIU O CONCERTO (L)ESTE

Depois de uma longa jornada de pesquisa sobre o Chamamé, em que Alejandro Brittes descobriu facetas inimagináveis sobre o ritmo, é que o projeto tomou forma e foi gravado em um álbum que se chama (L)ESTE.

Em suas buscas percebeu que o Chamamé possui, em sua gênese, duas grandes matrizes: de um lado, a ritualidade musical dos guaranis, e de outro, a música barroca introduzida nas Reduções Jesuíticas, nos antigos 30 povos missioneiros das terras baixas da América Latina. Tal encontro musical, anos mais tarde, através da memória coletiva do que se apreendeu nas Reduções, mais a própria cosmovisão ritualística dos guaranis e a influência étnica da imigração europeia do século XVIII, forjou-se o Chamamé como o conhecemos hoje.

O projeto é uma viajem na história, um crossover entre o Chamamé com toda a sua essência metafísica, com a música barroca, através das músicas autorais de Alejandro Brittes, arranjadas por ele e pelo cravista Fernando Cordella, um dos principais maestros barrocos da atualidade. O crossover proposto dá um passo além das músicas e seus arranjos, ele institui na orquestração, instrumentos típicos do período barroco como: Viola da gamba, violino barroco, violoncelo, oboé e cravo em diálogo com o acordeón, violão sete cordas, contrabaixo e percussão.

A intenção de Alejandro, com o Concerto, é oportunizar ao público, a descoberta de uma nova faceta do Chamamé; que ao mesmo tempo é resgate, e apresenta criações recentes do artista, onde ele insere sua bagagem musical popular e erudita.

Alejandro Brittes com Orquestra Barroca se apresentaram nos palcos: Festival Internacional de Música SESC|RS, Theatro São Pedro|RS, Ruínas de São Miguel das Missões|RS, Igreja Matriz de Nova Prata|RS.

Alejandro Brittes e Orquestra Barroca, Hotel Tenondé – São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul – Brasil

O WEBDOC (L)ESTE é um registro audiovisual, fruto do processo criativo do disco (L)ESTE com três episódios do nono álbum autoral do acordeonista Alejandro Brittes.

WEB DOC (L)ESTE:

Trata-se de um projeto criado a duas mãos, bilateral, um ponto de encontro entre a gaita ponto e pianada. Chango e Eu fazemos um diálogo musical em que o Chamamé é o idioma central de nossa charla musical. O nosso concerto possui uma linguagem musical carregada de identidade pelo qual desbordamos as peculiaridades e narrativas musicais do ritmo resultando em um “som novo”. Na proposta primamos pelo resgate de clássicos do litoral argentino, bem como, nossas criações musicais. A nossa pitada artística está no expressionismo e sensibilidade, e o tempero especial é do público.

OS CONCERTOS

Alejandro navega com seu acordeón, brincando com o universo temporal da sua música. Utiliza a gravidade despertando a sensação de que a música pode tocar sua pele.
Uma percepção estranha, de que a música flutua, e ao escutá-la, você entra em uma bolha e tudo pode acontecer ao seu lado, sem que você perceba. Seus concertos estabelecem uma conexão com a terra, com as origens da música de sua região e com o universo, em uma verticalidade primordial. Sua marca é usar o acordeón como se fosse um bandoneón, numa conversa entre o teclado e os baixos, fazendo com que o instrumento seja utilizado em sua mais alta performance.
Os baixos são explorados magistralmente, pois para Alejandro, os mesmos nos conectam com a terra, já o teclado de botão, além de dar a melodia à música, eleva-nos ao Universo.

SHOWS

CONTATO PARA SHOWS

Contato para Shows