NEWS

ACOMPANHE AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alejandro Brittes escreve o primeiro Livro acompanhado de um Curso sobre o Sistema de Acordeón González.

Com mais de 30 anos de estudo e aperfeiçoamento em seu acordeón, Brittes elabora um Livro acompanhado de Curso On-Line contendo técnica de acordeón para o Sistema González. O Livro e Curso são desenvolvidos para as duas principais afinações deste Sistema; Ré/Sol e Sol/Dó. Ambos materiais possuem Escalas, Terças, Sextas, Acordes, Arpejos e dicas preciosas. Alejandro é adepto ao Sistema González desde o princípio de seus estudos. Seu primeiro instrumento, presente do acordeonista Fito Ledesma, foi adaptado pelo próprio Roque González a pedido de Fito Ledesma, Manuel Zbinden e Nini Flores.

 Brittes conta que: “A inquietude de criar um material sobre o Sistema de acordeón Gonzaléz me acompanha há muito tempo. Lembro-me de quando comecei a estudar a técnica com o maestro Nini Flores antes de sua partida para a França e o quanto me fazia falta ter em mãos um “manual” de como seguir em frente com meu instrumento…Inclusive, antes de seu desaparecimento físico estávamos pensando em criar juntos um livro”.

Câmara De Comércio Argentina Brasil ,Cambras, torna-se a primeira Associação Comercial Apoiadora de Alejandro Brittes.

No dia 22 de março de 2024, a CAMBRAS, sediada em Buenos Aires (AR), fidelizou o apoio à turnê (L)ESTE de Alejandro Brittes e Orquestra Barroca, na Argentina, que será realizada em 2024. A CAMBRAS foi fundada em 1915 com o objetivo de promover o desenvolvimento das relações comerciais, sociais e culturais entre Argentina e Brasil.

Sra. Analía Canale, Diretora Executiva da Associação, enfatizou a importância do apoio da Instituição à iniciativa de Suzana Guzmán, produtora de Ale Brittes na Argentina e reiterou o propósito da Instituição, o de apoio e de valorização ao Projeto (L)ESTE; um projeto que propõe ações artísticas, culturais, educativas e de fomento à economia criativa. A parceria sela um novo ciclo para as produções do Artista no País Hermano.

Alejandro Brittes ilumina a 33ª Fiesta Nacional del Chamamé em Corrientes, Argentina.

No dia 22 de janeiro de 2024, Alejandro Brittes, acompanhado por André Ely no violão de sete cordas e Carlos Eduardo de Césaro no baixo elétrico, apresentaram-se na Fiesta Nacional del Chamamé, em Corrientes, na Argentina.
O Festival é considerado a “Meca” do rítmo. Na noite de domingo, Brittes foi aplaudido pelo público que lotou o anfiteatro e transbordava gritos de sapucay a cada música. No repertório do artista, autorais e clássicos do gênero Chamamé.

A Library Of Congress através do Programa Folklife Musican Center publicam a entrevista e Concerto de Alejandro Brittes.

No dia 05 de janeiro de 2024, a Library Of Congress publica no seu canal oficial no Youtube a entrevista realizada com Brittes no Thomas Jefferson Building – Coolidge Auditorium por Douglas Peach. Com a duração de 34 minutos, a conversa abordou temas relacionados a carreira musical e a história do Chamamé. Peach destacou por inúmeras vezes a importância e a honra da presença do artista neste local.

Além da entrevista, no mesmo dia foi lançado o concerto que foi gravado no mesmo local, onde Brittes com seu grupo composto por André Ely no violão de sete cordas, Carlos Eduardo de Césaro no contrabaixo, Charlise Bandeira na flauta e percrussão e José Curbelo no acordeón realizaram o espetáculo. O concerto recebeu inúmeros aplausos e marcou a história do ritmo Chamamé pois foi a primeira vez que um acordeonista chamamecero tocou neste palco.

O Concerto (L)ESTE, ocorrido no Theatro São Pedro em
Porto Alegre, RS levou centenas de pessoas.

Com um público expressivo, o concerto (L)ESTE de Alejandro Brittes com Orquestra Barroca e regência do maestro Fernando Cordella realizado no dia 24 de outubro de 2023 foi um sucesso de público e de repertório que trouxe novas músicas, sonoplastia e um cenário construído especialmente para o espetáculo. Com uma produção afinada com 30 profissionais de várias áreas o concerto seguira o calendário de 2023 para mais duas cidades do Rio Grande do Sul.
Em novembro acontecerá no dia 11 na Praça da Lagoa em São Borja e dia 03 de dezembro na cidade de São Miguel das Missões.

O Chamamé é tocado por primeira vez na Library Of Congres em Washington, DC.

No dia 21 de setembro de 2023, Alejandro Brittes acompanhado de André Ely no violão de sete cordas, Charlise Bandeira na flauta e percussão e Carlos Eduardo de Césaro no Contrabaixo realizaram um concerto na Library Of Congresso em Washington, DC no Theatro Thomas Jefferson Building – Coolidge Auditorium. Além do concerto, Brittes realizou uma entrevista mediada pelo Sr. Douglas D. Peach que é especialista em Tradições Vivas no American Folklife Center da Biblioteca do Congresso.

A entrevista abordou temas relevantes da sua carreira e sobre a história do Chamamé que hoje é patrimônio Imaterial da Humanidade. No oportuno momento, foi doado para o catálogo da instituição um exemplar do livro: A Origem do Chamamé – Uma História para ser contada (De Rossi and Brittes) e o álbum (L)ESTE.

Após a entrevista, ocorreu o concerto que foi gravado pelo LOC e será exibido juntamente com a entrevista na página oficial da Library Of Congress em outubro de 2023. Segundo Sr. Peach “Foi um evento muito especial e importante para nós no Centro Americano de Tradição Popular”. O evento de ontem permitiu que o nosso folclore e cultura, em especial o Chamamé esteja em um dos maiores bancos de dados do mundo e possa servir de pesquisa sobre a nossa história.  A Biblioteca do Congresso ( LOC ) é uma biblioteca de pesquisa em Washington, DC , que serve como um serviço de pesquisa do Congresso dos Estados Unidos e como biblioteca nacional de fato dos Estados Unidos.

Projeto (L)ESTE, criado por Alejandro Brittes, fideliza novos patrocinadores.

O concerto (L)ESTE, através da Lei de Incentivo à cultura – Lei Rouanet, fideliza três novos patrocinadores para realizar de três concertos em 2023.

As cidades escolhidas para a segunda fase são; São Miguel das Missões, São Borja e Porto Alegre. Duas na Região das Missões e a terceira na capital Gaúcha. As marcas que farão parte desta etapa são: Redemaq, Pirahy Alimentos e Roda Pneus, o projeto conta com o apoio do Tenondé Park hotel, IPHAN – São Miguel (RS) e Prefeitura Municipal de São Miguel.

Em São Miguel das Missões (RS) o espetáculo ocorrerá em frente as Ruinas da Igreja São Miguel Arcanjo no dia 12 de novembro de 2023, ás 19h e em Porto Alegre, o concerto acontecerá no dia 24 de outubro, ás 20h no Theatro São Pedro. Todas as apresentações serão gratuitas para a população. A proposta, todavia, possui saldo para captação e está recebendo outros patrocinadores para mais um concerto.

Alejandro Brittes é selecionado para representar
a Música Brasileira no Mica 23
em Buenos Aires, Argentina.

Diante de inúmeras propostas de diversos artistas brasileiros enviados para o Edital organizado pelo Ministério da Cultura do Brasil, Alejandro Brittes e sua produtora Magali de Rossi, irão para Buenos Aires para participar do MICA 2023.

O evento ocorrerá dentre os dias 01 a 04 de junho em Buenos Aires no CCK-Centro Cultural Kirchner. O MICA é o maior evento da indústria da cultura da América Latina e receberá cerca de 100 países no intuito de fomentar a cadeia da música.

Alejandro Brittes apresentará no mês de maio uma série de vídeos para a Music of the Americas dos Estados Unidos.

     O concerto (L)ESTE começa sua jornada internacional com o lançamento de um dos de três clipes musicais do concerto junto a Music Of The Americas de New York. A instituição possui projetos de relevância cultural pela qual desprende espaço para difundir a cultura e a música da América Latina em território Norte Americano.

     O material foi gravado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (BR) e seu objetivo é preparar uma possível turnê do projeto para 2024 no referido país.

Alejandro Brittes será o primeiro acordeonista chamamecero a tocar no renomado teatro da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos no dia 21 de setembro de 2023.

Depois de uma curadoria de experts do folk Norte Americano, Alejandro Brittes é convidado a se apresentar neste privilegiado espaço em Washington D.C. A The Library Of Congress é a maior biblioteca do mundo e possui um calendário de ações culturais organizado pelo Congresso dos Estados Unidos da América.

O Chamamé é recebido com honras nos EUA pelas mãos de Alejandro Brittes Quarteto, entrando na história norte-americana e consequentemente para a história da música Sul-Americana.

A turnê dos EUA 2023 conta com o apoio do programa Ibermúsicas, Mid Atlantic Arts e Funarte e com a produção de Ochos Bajos e Home Team Mgmt.

Alejandro Brittes é convidado mais uma vez
no programa Galpão Crioulo.

 

Alejandro Brittes com seu grupo é convidado para participar do programa Galpão Crioulo da RBS/TV para falar sobre a carreira, música e suas turnês. Você pode assistir o programa no link a seguir.

O podcast “No Nosso Pod” recebe Alejandro Brittes.

       O podcast, “No Nosso Pod” convidou Alejandro Brittes para seu programa número 21. Uma entrevista descontraída e cheia de histórias e memórias da infância de Brittes com um tempero musical exclusivo; Chamamé com Beat Box. Confira na integra o programa.  

Assista no Youtube

Concerto (L)ESTE: O que nos move?

 

Alejandro Brittes acompanhado por Fernando Cordella e Orquestra Barroca apresentaram-se no dia, 16/01, no Theatro Guarany, na cidade de Pelotas, RS no Festival Internacional SESC de Música 11ª Edição.

No dia 16/01 o Chamamé nos conectou ao universo e com a terra em sua essência primeira, a de mantra! Deixando um rastro de amor e esperança a cada um e uma no Theatro Guarany.

“Com mais de 30 anos de carreira, fiquei nervoso e me emocionei. Nossa equipe se emocionou! O público se emocionou! Galerias, plateia, teatro lotado e uma energia que só pode ser gerada por uma força cósmica e muito maior do que nós”.

Gratidão é a palavra! Ao Sesc RS, aos profissionais que fazem parte do Festival e ao Universo por nos unir para e pelo Chamamé. E um agradecimento repleto de amor à Senhora que nos honrou com seu afeto e energia positiva ao final do Concerto. Ela nos fez ter a certeza sobre o que nos move e que, de fato, Chamamé é Mantra.
Obrigado Fernando Cordella (Cravo), Giovani dos Santos e Márcio Cecconello (violinos), Érico Marques (oboé e corne Inglês), Diego Schuck Biasibetti (violoncelo e viola da Gamba), Ricardo Arenhaldt (percussão), André Ely (violão de sete cordas), Carlos de Césaro (contrabaixo), Magali de Rossi na produção e Darcila Rodriguês no marketing.

Abraços chamameceros,

Compartilho o link do espetáculo para que você possa assistir e sentir essa experiência.

Alejandro Brittes & Orquestra Barroca – Theatro Guarany

ASSISTIR NO YOUTUBE 
⬆️ Link do espetáculo

Oficial: Alejandro Brittes Quartet confirmado no Projeto de Ibermúsicas e Mid Atlantic 2022 – Turnê EUA.

O Quarteto criado pelo acordeonista Alejandro Brittes, com Charlise Bandeira na Flauta, André Ely no violão de sete cordas e Carlos Eduardo de Césaro no contrabaixo foi selecionado dentre milhares de propostas no edital – Auxilio ao setor musical para circulação nos Estados Unidos
Projeto de colaboração entre Ibermúsicas e Mid Atlantic Arts 2022.
A turnê ocorrerá em 2023/24 em 2023 ocorrerá nos meses de setembro e outubro. Além dos shows, a turnê acompanha diversas atividades culturais e acadêmicas sobre o livro “A origem do Chamamé” (Brittes/De Rossi) e oficinas musicais em locais como: Georgetown University em Washington, D.C, George Mason University em Fairfax e Morgan Arts Council na Berkeley Springs, dentre outras.

A produção americana esta a cargo da produtora Home Team Mgmt que assina contrato com Alejandro Brittes para esses dois anos.

Alejandro Brittes recebe o Prêmio Açorianos de Música de 2022.

O Prêmio de melhor arranjo do Açoriano 2022 ficou com o disco (L)ESTE, de Alejandro Brittes com a música ” Vientos del Este” .
O artista recebeu o Prêmio Açoriano de música 2022 na categoria melhor arranjo na cerimônia realizada no Teatro Renascença, dia 22 de novembro, em Porto Alegre, RS.

O Disco (L)ESTE foi indicado em quatro categorias: Melhor álbum instrumental, melhor compositor, melhor instrumentista com Giovani dos Santos, violista do álbum e melhor arranjo na categoria geral junto a nomes como Yamandú Costa, Bebê Kramer, Roger Correa, Cristian Sperandir e Ospa e Convidados.

O prêmio foi concedido pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre. Vale lembrar que o Prêmio é um dos mais importantes da música no estado Gaúcho.

Feliz demais com a premiação do Açorianos de música 2022.

Este prêmio eu dedico a todos os chamameceros ao maestro Fernando Cordella por tudo e pelos arranjos e pelo carinho…ao Odair Teixeira parceiro de composição da música Vientos del Este que foi escolhida pelo júri. Ao André meu companheiro de tantas jornadas músicas e que esteve desde o início da construção do Álbum (L)ESTE.

Dedico a os parceiros de trabalho, produção, patrocinadores e em especial a os músicos que entregaram o coração em todo o processo de criação musical.

Obrigado a todos os jurados e a secretaria de cultura de Porto Alegre e coordenação de música.

Alejandro Brittes

SHOWS

CONTATO PARA SHOWS

Contato para Shows