Projetos

Construindo pontes e descobrindo caminhos musicais

O PROJETO (L)ESTE

Em captação pela Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura.

PROJETO (L)ESTE 

PROJETO (L)ESTE (Pronac 223780) – art. 18

Em sua fase II conta com 62,82% de captação por meio do patrocínio das empresas: Redemaq, Pirahy Alimentos, Viera Agrocereais, Roda Pneus e Romagnole Produtos Elétricos. O Projeto continua aberto a patrocínios. 

PROJETO (L)ESTE – 2024 (Pronac 238900) – art. 18

Em sua fase III o projeto (L)ESTE prevê circulação nacional e internacional. Estão previstos 04 Concertos com início em junho de 2024. O Projeto inclui Concertos em Minas Gerais, Espírito Santo e Buenos Aires. A proposta encontra-se apta para captação de recursos.

O CONCERTO (L)ESTE -MAKING OFF

O concerto (L)ESTE é energia, experiência, pesquisa e conexão com a história musical aqui do sul da América Latina, um trabalho inédito do acordeonista Alejandro Brittes, que cria um crossover entre seu ritmo de berço, o Chamamé, com a música barroca.

O espetáculo possui uma orquestração primorosa, entre instrumentos típicos do Chamamé em diálogo com os instrumentos barrocos. O ensemble musical é composto por: Alejandro Brittes no acordeón, Fernando Cordella no cravo, Giovani dos Santos e Márcio Cecconello, nos violinos, Érico Marques no Oboé, Diego Schuck Biasibetti no violoncelo e viola da gamba, Ricardo Arenhaldt na percussão, André Ely no violão de sete cordas e Carlos de Césaro no contrabaixo.

O espetáculo possui 60 min de duração, é composto por onze músicas, sendo a maioria autorais de Brittes que contam a história do Chamamé.

ALEJANDRO BRITTES TRIO

 Turnê Estados Unidos 2024/25 (Pronac 231716) art 18

     Alejandro Brittes recebe autorização do Ministério da Cultura do Brasil – MinC para prospectar incentivos fiscais via Lei Rouanet para realização de digressão fora do Brasil. O país escolhido para a realização da turnê em formato trio é o Estados Unidos. A turnê marcada para agosto de 2024 com termino em outubro do mesmo ano, será realizada nos Estados: Novo México, Arizona, Califórnia dentre outros. Estão previstos concertos em Festivais como San José – NM e Corales -NM.
As empresas podem associar sua marca a este empreendimento cultural e se beneficiar com o posicionamento de marca, dentre outros benefícios no plano de comunicação e marketing do Projeto.

A marca ARROZ PRATO fino é a patrocinadora oficial da turnê 2024.

VEJA OS CONCERTOS AGENDADOS:
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

Depoimentos de Patrocinadores de Alejandro Brittes aos Projetos de Lei Rouanet.

“Fiquei muito satisfeita em participar através de Lei Rouanet do projeto (L)ESTE liderada pelo Alejandro Brittes,  no caso da nossa empresa nós aproveitamos a oportunidade da apresentação nas Missões para reunir os colaboradores e assistirmos juntos ao concerto. E foi lindíssimo! Para muitos foi a primeira oportunidade de ver esse tipo de apresentação, foi um momento único. E o espetáculo é lindo! Em termos de marketing, foi uma ótima oportunidade de dar visibilidade à nossa empresa, associar a nossa marca a um evento cultural de alto nível e estar ao lado de outras marcas importantes, reforçando nosso compromisso com a comunidade e a imagem de qualidade e confiança que queremos divulgar. ”

Tatiana Motta – Diretora da Empresa Roda Pneus

“Patrocinar através da Empresa Tintas Killing o projeto do Alejandro Brittes via Lei de Incentivo foi muito importante para a empresa e para a cultura regional. Estamos orgulhosos em apoiar esse artista de grande valor cultural! Espero que seja este um projeto de muitos”

Guilherme Medaglia – Diretor de Marketing da Tintas Killing

“Foi um grande orgulho conhecer Alejandro Brites, este grande músico acordeonista argentino radicado no Rio Grande do Sul. Através do incentivo da Lei Rouanet, junto ao lançamento do disco El viento y las hojas na Europa e Argentina foi realizado uma oficina de acordeón no galpão criolo da empresa. Foi um momento único de aprendizado com está lenda viva do acordeón. Disso surgiu uma amizade e muita admiração pelo seu trabalho que engrandece a cultura do sul da América do Sul…”

Luciano Bortoncelo – Diretor da Empresa Transportadora Mirolog

O Grupo Bugio sente-se honrado em apoiar este lindo projeto (L)ESTE – Via Lei Rouanet do talentoso músico Alejandro Brittes, que dissemina pelo mundo o acordeón e a música sul-americana  com maestria.”

Fabrício Parisoto – Diretor Grupo Bugio

Ficamos muito contentes em poder participar por meio da Lei Rouanet do projeto (L)ESTE de Alejandro Brittes. O evento de lançamento do álbum (L)este, realizado na Paróquia São João Batista de Nova Prata – RS, foi um lindo espetáculo que propiciou à comunidade um momento de cultura e lazer com música de altíssimo nível em um ambiente único como a Igreja Matriz. Vincular a nossa marca a iniciativas como essa reitera nosso compromisso com projetos culturais importantes para a sociedade, incentivando o acesso à arte”.

Rogério Colla – Sócio-Diretor da Auto Pratense

CURSO/LIVRO DE ACORDEÓN:
Sistema González/Sistema Argentino

A inquietação de ter um material sobre o sistema de acordeón González me acompanha a mais de trinta anos como acordeonista e adepto ao sistema.Lembro-me de quando comecei a estudar a técnica com o maestro Nini Flores antes de sua partida para a França e quanto me fazia falta ter em mãos um “manual” de como seguir em frente com meu instrumento.

Apesar de ter estudado com o maior ícone deste modelo, inúmeros desafios acompanharam e acompanham minha caminhada como instrumentista.Todos estes desafios se deram pelo fato que o sistema Gonzaléz é jovem, de transmissão oral, não possui uma bibliografia que oriente ao estudo deste mecanismo.

Em virtude destes fatores elaborei um curso e um livro no pleno intuito de colaborar e ajudar a facilitar o entendimento da logica e digitação do mesmo.O material criado esta voltado para acordeonistas iniciantes e experientes no Sistema nas afinações Ré/Sol e Sol/Dó. 

 DISPONÍVEL AQUI

LIVRO:
A Origem Do Chamamé

Alejandro pesquisa o Chamamé há cerca de 20 anos, na verdade, sempre fizemos inúmeras perguntas sobre o ritmo e que recentemente foram compiladas em um livro. Alejandro compartilha o livro com Magali de Rossi que é historiadora e produtora cultural; juntos, um com experiência de ter vivido e compartilhado conversas e boas risadas com nomes da velha guarda Chamamecera e o outro ter a base cientifica para desenvolver o objeto de maneira teórica.

Ambos propõem desafio aos leitores de pensar nas fronteiras como tão-somente traçados geopolíticos, espaços mutáveis no âmbito da cultura. Pensar na música como resultado de um longo processo, cumprindo uma função peculiar no Imaginário Social e na Memória Coletiva. O livro aponta caminhos para desvendar um pouco do Chamamé e da sua ritualidade.

Para os escritores, a música, a dança, os rituais, a cosmogonia nutrem-se, dialogam e respondem lacunas, mesmo que de maneira imperceptível aos nossos olhos, todas essas expressões culturais e comportamentos humanos, dão ao povo a sua identidade, cumprem uma função metafísica e fazem-nos ir além do que nos é apresentado como ciência.  Talvez por isso que o Chamamé seja um dos poucos ritmos musicais que traz consigo o estranho fervor do questionamento: De onde tudo isso surgiu?
Por que somos assim? Que histórias esse ritmo tem a nos contar?

Projeto realizado através do Edital diversidades das culturas – Fundação Marcopolo e Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul – Lei Aldir Blanc.

DISPONÍVEL PARA VENDA. ADQUIRA JÁ O SEU. 

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